domingo, 28 de março de 2010

Sociedade de Consumo

Consumo...Consumo...Consumo...

Qual é o papel da publicidade diante da humanidade?

Frei Betto fez uma excelente comparação entre este tema e os sete pecados capitais.

A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. 'Capital' significa 'cabeça'. Ensina meu confrade Tomás de Aquino (1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a cabeça e dos quais derivam inúmeros males.

A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou o portador de um cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo. A inveja faz crianças disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo.

A ira caracteriza o nipônico quebrando o televisor por não ter adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem as portas da fama com direito a uma confortável casa com piscina.

A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos prêmios de carnês. A gula, nos produtos alimentícios e nas lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches piramidais.

A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis.

Para refletirmos o papel da publicidade achei um vídeo muito interessante.

Atenção, Cenas fortes! Cuidado com seus produtos! Fiquem tranquilos que é só molho de tomate! rs



As empresas, as agências de publicidade e propaganda precisam refletir sobre sua Responsabilidade Social.

"A mídia, por meio dos seus argumentos, tornou-se um mecanismo extremamente repressivo que age sobre a sociedade. Nessa sociedade do espetáculo, a mídia constrói as representações visando à construção de desejos dos indivíduos. Nesse caso, a cultura popular se transforma numa mercadoria e se torna mais útil para a comunicação e a mídia. Assim, num pensamento de Levi-Strauss, a cultura ganha uma versão reconstruída e recontada na sociedade contemporânea" Liliany Samarão e Pedro Calabrez Furtado.

Um comentário:

  1. I like this. =)

    Não entendo português, BUT...with some time and a translator, I got the message. Nice!

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